- (11) 4787-4905
 - (11) 4787-4907
 
RS ; Nota Fiscal Gaúcha tem novos cadastrados no Estado
O ciclo operacional do programa estará completo em novembro, quando se inicia o cadastro dos consumidores na NFG.
Lançada  em agosto com a proposta de turbinar em R$ 100 milhões a arrecadação  anual de ICMS no Rio Grande do Sul, a Nota Fiscal Gaúcha (NFG) está  ganhando novos adeptos. O cadastramento no programa, que será  obrigatório em 2013, ainda passa por uma fase de reconhecimento do  mercado gaúcho, com adesão voluntária das empresas. Ontem a rede Supper  Rissul passou a integrar a iniciativa. Com isso, os clientes já podem  inserir seu CPF nas notas fiscais emitidas nos supermercados do grupo e,  a partir do ano que vem, concorrer a prêmios e, ao mesmo tempo, ajudar  entidades beneficentes. 
“Quando o consumidor pede a colocação do  CPF na nota, ele automaticamente está exigindo que a empresa recolha  seus tributos e, para a Rissul, isso é importante, porque esses impostos  voltam para os consumidores em forma de obras do Estado”, explica o  superintendente do Supper Rissul, José Leandro Assim. A Rissul precisou  fazer algumas adaptações em softwares e treinamento dos atendentes a fim  de se preparar para o processo. A rede foi uma das que ingressou na NFG  em substituição ao programa Solidariedade, em que os consumidores  depositavam as notas fiscais em urnas nas lojas para auxiliar entidades.  Agora, o processo será todo automatizado.
Hoje é a vez da  Companhia Zaffari aderir ao programa. A partir de terça-feira, também  passam a emitir a NFG com CPF dos clientes as lojas Pompéia e a rede de  farmácias Mais Econômica. No total, já são 80 empresas que participam do  projeto, somando 1.519 estabelecimentos em 241 municípios gaúchos,  segundo dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), que está  capitaneando o cadastramento das empresas na NFG. As lojas Colombo e o  grupo Paquetá foram alguns dos primeiros a adotar o sistema. 
O  ciclo operacional do programa estará completo em novembro, quando se  inicia o cadastro dos consumidores na NFG. A data ainda será divulgada  pela Sefaz, mas até lá é possível que os consumidores acumulem pontos ao  informar o CPF nas lojas cadastradas. Assim como as empresas, os  cidadãos interessados devem se inscrever no site do projeto  (notafiscalgaucha.rs.gov.br). Depois de inscrito, o cliente deve  solicitar a inclusão de seu CPF na nota fiscal de suas compras, como  forma de acumular pontos junto à iniciativa. Esses pontos serão  declarados à Sefaz pela própria empresa no momento do recolhimento  tributário e quando somados valerão cupons para sorteios e também  repasses a entidades beneficentes, que já somam 1.710 cadastros no site  da NFG.
Cada R$ 1,00 equivalerá a um ponto, e sempre que  totalizar 100 pontos, o cliente ganha um cupom virtual para participar  do sorteio de prêmios em dinheiro. Esses pontos também serão revertidos  em repasses financeiros às entidades escolhidas pelo cidadão no momento  do cadastro pelo site. Serão sorteados valores mensais de até R$ 100  mil, R$ 500 mil em datas festivas e, uma vez por ano, um grande prêmio  de R$ 1 milhão.