- (11) 4787-4905
- (11) 4787-4907
MT - Sefaz identifica infrações de empresas do sistema de vendas diretas
A emissão das Notas Fiscais Eletrônicas foi autorizada pelo Fisco do Estado de origem das mercadorias
Cruzamentos eletrônicos de dados têm levado a Secretaria de Fazenda de  Mato Grosso (Sefaz-MT) a identificar cancelamentos indevidos da Nota  Fiscal Eletrônica (NF-e) nas operações interestaduais das empresas que  utilizam o sistema de venda direta para revendedores domiciliares do  Estado.
A emissão das Notas Fiscais Eletrônicas foi autorizada pelo Fisco do  Estado de origem das mercadorias, mas o documento eletrônico foi  cancelado pelas empresas após a saída dos produtos do estabelecimento (o  fato gerador já havia ocorrido), o que é vedado pela legislação  tributária.
Assim, a circulação das mercadorias ocorreu sem as notas fiscais  correspondentes, infração a qual resultou em notificações. Uma única  empresa foi autuada a recolher aproximadamente R$ 600 mil, valor  correspondente ao ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e  Prestação de Serviços) devido e à multa.
Às operações interestaduais que destinem mercadorias aos revendedores de  porta-a-porta aplica-se o regime de substituição tributária, por meio  do qual o industrial ou comerciante atacadista fica obrigado a recolher o  ICMS devido nas operações subsequentes, em relação às mercadorias  comercializadas pelos revendedores.
A substituição tributária nas vendas diretas é regulamentada pelo  Convênio ICMS n. 45/1999, do Conselho Nacional de Política Fazendária  (Confaz). Dessa forma, as empresas e os Fiscos estaduais estabelecem as  formalidades a serem cumpridas pelas partes para o cálculo e  recolhimento do ICMS devido pelos revendedores.
As empresas assumem a responsabilidade pelo recolhimento do imposto  devido pela atividade comercial dos revendedores, pela emissão de notas  fiscais, pela escrituração dos livros fiscais e pelo cumprimento de  outras obrigações em nome dos revendedores. Em caso de descumprimento  das obrigações assumidas, as empresas podem, inclusive, ser processadas  administrativa e judicialmente.
As vendas diretas compreendem empresas de segmentos diversos, como de  cuidados pessoais, de suplementos nutricionais, de cuidados do lar e de  serviços.
