- (11) 4787-4905
- (11) 4787-4907
Mercado financeiro começa a ajustar estratégias à maior longevidade
O único segmento da população brasileira que continuará crescendo é o de 60 anos ou mais, afirma Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil
“O único segmento da população brasileira que continuará crescendo é o de 60 anos ou mais”, afirma Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC BR).
Diante desse panorama, o mercado financeiro precisará ajustar estratégias: com a criação de produtos de previdência mais flexíveis, aumento de aportes em saúde e tecnologia, revisão de planejamentos financeiros para períodos mais longos de aposentadoria, entre outras ações.
“A proporção de pessoas com 60 anos ou mais quase dobrou entre 2000 (8,7%) e 2023 (15,6%), e deve atingir 37,8% da população até 2070. A idade média da população também subiu de 28,3 anos em 2000 para 35,5 em 2023. A previsão é alcançar 48,4 em 2070”, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
O tema longevidade é objeto de uma nova pesquisa, já em curso, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) que irá sinalizar como o mercado financeiro se prepara para o envelhecimento da população.
Segundo a Anbima, a pesquisa é direcionada a profissionais das instituições associadas, especialmente àqueles que atuam em áreas estratégicas relacionadas ao tema da longevidade, como recursos humanos, produtos financeiros e gestão de riscos.
“A longevidade deixou de ser uma tendência futura e passou a influenciar decisões estratégicas do mercado hoje. Buscamos identificar tendências e como as instituições estão se adaptando a essa nova realidade”, afirmou Zeca Doherty, diretor-executivo da associação.
O objetivo da pesquisa é reunir diferentes visões do mercado para apoiar a reflexão sobre os rumos desse novo cenário. “Os resultados vão servir de base para aprofundar o debate ao longo de 2026, contribuindo para a discussão sobre bem-estar e segurança financeira em uma sociedade cada vez mais longeva”.