Avenida Doutor José Maciel, 609 - Sala 1, Jardim Maria Rosa - Taboão da Serra/SP
  • (11) 4787-4905
  • (11) 4787-4907

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

4 ações para impulsionar uma cultura acolhedora dentro das organizações

Pesquisas indicam que ambientes de trabalho saudáveis estão entre as prioridades dos colaboradores, e empresas devem investir em valorização, relacionamento e cuidado com as equipes

Pesquisas indicam que ambientes de trabalho saudáveis estão entre as prioridades dos colaboradores, e empresas devem investir em valorização, relacionamento e cuidado com as equipes

De acordo com a pesquisa realizada pela Indeed este ano, 41% dos entrevistados afirmam priorizar ambientes descontraídos e saudáveis na hora de escolher novos empregos ou continuar nos que já estão. Isso representa mais que o dobro em comparação a 2021 (19%). Este dado reforça a importância das empresas investirem cada vez mais em ambientes de trabalho mais acolhedores, felizes e positivos para os seus times, focando não apenas na atração de novos talentos, mas também em reter aqueles que já estão na casa.

Hendrik Machado, CEO e fundador da Pontomais, HRTech do ecossistema VR, especializada em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para o RH, afirma que o encantamento e bem estar do time sempre foram prioridade dentro da startup e isso os levou a serem reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. “Um dos nossos pilares aqui na Pontomais é a paixão pelas pessoas. Por isso, temos uma cultura de respeito, empatia, cuidado e uma verdadeira preocupação importando com outras pessoas, por entender o impacto que geramos. Aplicar este valor é cuidar, proteger, ajudar, respeitar, conhecer e estar Junto, indo além de ações pontuais, mas construindo uma cultura baseada nestes princípios.” pontua o executivo.

Ocupando o posto de atual campeão mundial em rotatividade de funcionários, o Brasil ainda está caminhando para construir novas culturas organizacionais que sejam mais empáticas e acolhedoras, priorizando os colaboradores antes de cobrar apenas resultados. Para Tatiana Pimenta, cofundadora da Vittude, healthtech referência no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas, a questão do turnover está diretamente relacionada à falta de valorização e cuidado com os times.

“Muitos dados já mostram que os principais motivos dos pedidos de demissão estão conectados a estes fatores, por isso é tão importante que as grandes organizações mudem a perspectiva. Acredito que construir uma cultura organizacional que coloca o colaborador em primeiro lugar seja o passo inicial. Transformando o ambiente de trabalho em um lugar acolhedor e aberto para os funcionários, a liderança consegue entender, mais de perto, quais são as principais necessidades de seus funcionários e resolvê-las.”

Os executivos pontuaram alguns exemplos de iniciativas internas de descompressão aplicadas dentro das empresas que proporcionaram ainda mais conexão e engajamento das equipes.

Happy Hour com o CEO

A Pontomais promove mensalmente um encontro entre o CEO e 1 ou 2 colaboradores de cada área para bater um papo sobre a empresa, propósitos, ações, entre outros, e abrir espaço para que estes também manifestem ideias e/ou dúvidas. O objetivo é reforçar um ambiente de confiança e transparência em todas as esferas de gestão do negócio e incentivar trocas genuínas para desenvolvimento coletivo

Para tornar esse papo ainda mais leve e interessante, uma hora antes do encontro virtual, eles enviam um vale-bebida para os convidados, assim cada pessoa pode escolher e pedir seu drink favorito para um verdadeiro happy hour com o CEO. No modo presencial esse encontro acontece em um barzinho e a conta é paga pelo executivo.

Brinde Mix

Além de estreitar o relacionamento entre C-levels e colaboradores, a hrtech também investe na integração dos times e compartilhamento de resultados. Como uma forma positiva de incentivar a colaboração entre os times e mantê-los engajados nas atividades, a Pontomais promove, mensalmente, o brinde mix, que é uma reunião de pessoas de áreas diferentes para celebrar e compartilhar experiências, oportunidades, conquistas e desafios do último mês.

Psi Talks

O Psi Talks é um dos principais rituais de comunicação e engajamento da Vittude. Iniciado há mais de dois anos, o encontro funciona como uma roda de conversa que acontece mensalmente e aborda a saúde mental em situações do cotidiano, sempre com uma introdução teórica seguida de um longo bate-papo onde o time compartilha suas vivências e opiniões sobre aquele determinado tema.

Neste ano o Psi Talks já falou sobre infância, alimentação saudável, diversidade no ambiente de trabalho, alcoolismo e adicção. São temas amplos, mas que de alguma forma estão relacionados a vida de todos nós.

“Momentos ricos em conhecimento como este, potencializam nossa cultura de troca e aprendizado em grupo. Nos últimos meses de 2022, conversamos sobre carreira e as resoluções positivas para o próximo ano.” Pontua Tatiana.

Colega Inspirador

Mensalmente, na Vittude, todos são convidados a indicarem o Colega Inspirador das últimas semanas. Por meio da plataforma Mereo, os vittuders recebem um link com o nome de todos os colaboradores e com a pergunta: “Quem foi seu Colega Inspirador(a) no último mês?”.

A intenção é fazer com que as equipes e os times troquem elogios, agradecimentos e mensagens positivas entre si, além de fortalecer a cultura de feedback e aprendizado em grupo. Mais do que selecionar o Colega Inspirador, este espaço também é utilizado para citar qual atitude, entrega ou comportamento realizada por aquele profissional lhe inspirou.

Ao ser reconhecido como “Inspirador(a)” o colaborador é motivado a continuar realizando atitudes que inspiram e isso impulsiona o resultado de toda a companhia.